quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chuva desta quarta feira

Boa noite!! bom o nome deste blog e Cidadão PJU então o momento e bem oportuno para que novamente expor o que a educação poderia nos livrar.Quem esteve no centro da cidade durante a chuva que mesmo sendo rapida foi bem forte e capaz de causar pequenas "enchentes" mostrando a importância de não se jogar lixo na rua, tirei algumas fotos para mostrar o que poucos minutos de chuva forte podem causar à nossa cidade, então pessoal novamente falando o que escutando sempre,lixo so em dia de coleta, nada de jogar lixo na rua ou em terrenos abandonados.


domingo, 16 de outubro de 2011

Entendendo os poderes politicos do Brasil

De acordo com a UF 6 que fala sobre a politica partidaria postarei aqui para entenderem como funciona.

Presidente
O Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. Cabe ao presidente nomear os ministros de Estado sem necessidade de aprovação do parlamento. O mandato do presidente é de quatro anos e ele só pode ser reeleito uma única vez. Seguem outras funções do presidente:
- manter relações com outros países;
- celebrar tratados, convenções e atos internacionais;
- declarar guerra;
- celebrar a paz;
- decretar o estado de sítio e o estado de defesa;
- decretar e executar a intervenção federal
- sancionar leis

Governador
O governador é o representante maior de um Estado. Cabe a ele nomear e exonerar os secretários de Estado, tomar decisões sobre obras, projetos e programas vinculados ao governo estadual, sancionar ou proibir projetos de leis aprovados pela Assembleia Legislativa e prestar contas de cada prática à Assembleia. O governador ainda nomeia os magistrados do Tribunal de Justiça, comanda a Polícia Militar, presta informações pedidas pelos deputados sobre a administração, faz a expedição de regulamentos e decretos e manda projetos de lei para análise de Deputados Estaduais. O mandato é de quatro anos.

Deputado Estadual
O deputado estadual é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados. Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis estaduais, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. O mandato dos deputados estaduais é também de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições sem limite de vezes.

Senador
O senador é o representante dos Estados e do Distrito Federal. O Senado tem a prerrogativa de ser um mecanismo de controle. Ele é o freio e contrapeso tanto em relação ao Executivo quanto em relação ao Judiciário. O trabalho de um senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo. Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo. O mandato de um senador é de oito anos.
Por que nestas eleições iremos votar em dois senadores?
Porque o Senado Federal é renovado alternadamente, um terço e depois dois terços. Nestas eleições serão dois senadores e nas eleições de 2014 será apenas um senador, e assim por diante.

Deputado Federal
O deputado federal exerce as mesmas funções do deputado estadual, mas a âmbito federal. Ou seja, cabe ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis federais, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. O mandato dos deputados federais é de quatro anos também.

O poder no Brasil é dividido em três áreas (por ser uma República): Executivo, Legislativo e Judiciário. Nas cidades, o prefeito é o chefe do Executivo. Seu mandato dura quatro anos e seus deveres são:

• Fazer os serviços públicos funcionarem corretamente;
• Garantir a realização das obras necessárias para a população;
• Administrar o dinheiro do município.

Mas o prefeito não trabalha nem decide nada sozinho. Ele depende do Poder Legislativo, formado pelos vereadores, que também têm mandato de quatro anos. Os vereadores formam a Câmara Municipal e suas principais atribuições são:

• Fiscalizar a ação do prefeito, garantindo que os recursos sejam aplicados de acordo com o que estabelece a lei;
• Apresentar e aprovar leis que melhorem a cidade e a qualidade de vida de seus moradores;
• Atender às reivindicações de cada comunidade que os elegeu como seus representantes.

Agora que você entendeu cada cargo direitinho, é preciso escolher seus candidatos. Pesquise bastante sobre o passado político de cada um deles e leia sobre suas propostas e ideias para o mandato. Separamos alguns sites que podem ajudar na sua pesquisa:

http://www.fichalimpa.org.br
http://semsujeira.com/